Um dos principais motivos que levaram a implantação das eleições de diretores foi a possibilidade do sistema acabar com as práticas tradicionalistas. A partir daí houve uma considerável redução, nos sistemas que adotaram a eleição de dirigentes, da sistemática influência dos agentes políticos (vereadores, deputados, etc.) para a nomeação do diretor.
Hoje, as escolas procuram desempenhar aspectos de uma gestão democrática, onde possam envolver a opinião de todos e sobretudo a votação para o cargo de diretor, porém, em algumas instituições escolares predomina outros processos de escolhas, tais como, os que estão citados abaixo.
Nomeação: O gestor é escolhido pelo Poder Executivo, podendo ser substituído a qualquer momento, de acordo com a conveniência e o momento politico, estabelecendo assim uma prática clientelista.
Concurso: a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos. Com isso se impede a prática do clientelismo, todavia o diretor não possui liderança na comunidade que o integra. Assim, ele pode não corresponder aos objetivos educacionais e políticos da escola, e não se comprometer com as formas da gestão democrática, apesar de não ser uma regra.
Carreira: O gestor assume seu cargo naturalmente, já que é através do seu plano de carreira e das especializações que faz na área de administração e gestão que se torna diretor. Essa forma de provimento do cargo, caracteriza o diretor apenas por suas habilidades técnicas, não levando em consideração a a parte política que é fundamental para um dirigente-educador.
Eleição: é através desse processo, que a vontade da comunidade escolar vai prevalecer, pois é uma escolha feita através do voto direto, representativo, por escolha uninominal ou, por listas tríplices ou plurinominais. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de permitir a cobrança e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que participou do processo de escolha. De acordo com o MEC (2005), tem sido a modalidade mais democrática já que o processo começa desde a eleição dos representantes do colégio eleitoral até a operacionalização.
Observa-se que há várias maneiras das Instituições Escolares escolherem seus dirigentes, mas podemos garantir que a maneira mais democrática é através do voto individual de cada membro envolvido na comunidade escolar. Nas Redes Estaduais de Ensino é obrigatório o processo decisório através de eleições. Mas, infelizmente, muitas Escolas Municipais ainda tem diretores que exercem seu cargo, através de Nomeação feita pelo poder executivo, o que gera muita polêmica, pois trata-se de mais um cargo político envolvendo conflito de interesses, pois, muitas vezes, o profissional nomeado não possui o perfil e nem as características necessárias para exercer o cargo ocupado.
Titanium Rod in Femur complications | TITaniumArts
ResponderExcluirOur titanium rod in femur complication ford fiesta titanium requires the addition of a plate. In this configuration, the tip samsung titanium watch will not have any titanium nitride coating service near me teeth or titanium hammer teeth that titanium curling iron will have a