domingo, 26 de maio de 2013



A Gestão Democrática na escola visa a participação ativa dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico e a participação das instâncias colegiadas, Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil e Conselho de Classe, nas decisões em termos administrativos, financeiros e pedagógicos, cabendo a escola garantir a qualidade do ensino, democratização nas decisões, eleição direta para diretores e membros dos órgãos colegiados, elaborar e executar a proposta pedagógica, administrar pessoal e recursos materiais e financeiros, cuidar do ensino-aprendizagem e articular-se com as famílias e a comunidade proporcionando uma integração para o bem comum do aluno.

As funções atribuídas ao diretor da escola, seria o de garantir oferta de carga-horária e dias letivos exigidos pela legislação e previstos no calendário escolar de 200 dias letivos e 800 horas aula em atividade no espaço escolar exigidas pela LDB, sempre administrando de forma equilibrada com criatividade, competência e principalmente de forma menos rígida, onde os alunos não tenham medo, mas respeito pelo diretor da instituição, que o mesmo consiga estabelecer um elo entre as instâncias, promovendo a participação ativa dos membros nas decisões da instituição.


A tomada de decisões seguindo a Gestão Democrática, não fica nas mãos somente do diretor, mas na participação das instâncias junto com o mesmo, para a prática da democracia no espaço escolar.

A eleição de diretores reflete bem a prática da democracia na escola, sendo a mesma realizada no nosso município por votos e não por indicação, o que acabaria por descaracterizar o princípio da gestão democrática. Com o voto a comunidade escolar escolhe o diretor, participando ativamente no processo coletivo de escolhas, o escolhido irá administrar junto com as instâncias de forma menos rígida, não como se fosse o único detentor do poder, mas de forma participativa sobre os interesses da instituição.


A gestão democrática é um dos maiores desafios das escolas públicas do país, encarando a realidade como algo que necessita ser mudado, para que o futuro do ensino seja visto de uma forma coletiva e que a participação desse coletivo faça toda a diferença no desenvolvimento da instituição e principalmente no desenvolvimento ensino-aprendizagem dos alunos, para que consigam ver a democracia como parte extensiva na sua vida, despertando consciência crítica e reflexiva da importância do trabalho em grupo, da necessidade em envolver grupos na tomada de decisões, visando sempre o bem comum dos envolvidos. 

Esperamos que a Gestão Democrática venha se firmar cada vez mais nas escolas de todo país, trazendo benefícios para a comunidade e principalmente para os educandos, para que possam passar pela idade escolar não como sujeitos passivos do sistema, mas sim como sujeitos ativos, participativos e reflexivos sobre seu papel para com a sociedade. Cabendo ao gestor unir os objetivos, ações e resultados e consequentemente agregar  a sua gestão colaboradores que procurem o bem comum da coletividade existente no ambiente escolar.







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